domingo, 2 de outubro de 2011

  O FAIR PLAY PRESENTE NO COMUNIDADE ESCOLA!


O conceito de fair play é um dos principais valores inerentes ao ideal olímpico concebido por
Pierre de Coubertin. Para Lenk (1987) o fair play tem dupla natureza, dividindo-se em fair play formal e informal. Segundo o autor, o fair play formal se caracteriza pelo cumprimento das regras e regulamentos, representando assim uma “norma obrigação” do competidor. O fair play informal representa os valores morais do praticante, através das atitudes cavalheirescas do competidor em relação aos adversários e árbitros. Este tipo de Fair Play não é regulamentado, o autor o considera uma“norma-dever” legitimado socialmente.
Desde as primeiras manifestações desportivas, por altura dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, que se espera dos atletas um comportamento digno,revelador  de espí ri to espor t ivo,  ent re out ros aspectos, reconhecendo a superioridade de umadversário perante a derrota. Durante a Idade Média, os Torneios de Cavaleiros eram regidos porum código baseado na lealdade e na honestidade dos participantes. Mais perto no tempo, no séculoXIX, a Inglaterra defendia uma prática esportiva de raiz aristocrática, mas assente no cavalheirismo e fair play, isto é, nas regras escritas e não escritas.
O francês, barão Pierre de Coubertin, pai dos Jogos Olímpicos modernos, preocupou-se sempre em associar ao ideal olímpico, a honra e a lealdade, o respeito pelos outros e por si próprio. Enfim, uma
s é r i e   d e   c o m p o r ta m e n t o s ,   h a b i t u a l m e n t e a s s o c i a d o s   a o   e s p í r i t o   e s p o r t i v o .Biliatti (s/d) ressalta que, conectado à sua origem aristocrática inglesa, os valores do “fair play”, foram referências para a prática esportiva durante muito tempo mesmo que algumas vezes sendo transgredidas. Dessa, forma podemos perceber que o “fair play” tem uma forte raiz aristocrática, caracterizada pela riqueza e pelo poder que os aristocratas detinham na sociedade inglesada época. 
Fica evidente que Pierre de Coubertin foi fortemente influenciado pelos princípios da aristocracia inglesa. Logo o conceito de jogo limpo reflete o sentimento desta em relação ao esporte, estando, portanto, repleto dos ideais e princípios característicos daquela sociedade.
E foi com esse objetivo de difundir o cavalheirismo e a paz entre os alunos,que foi promovido no sábado dia 01/10 no CEI Olívio Soares Sabóia, através do Programa Comunidade Escola, o Fair Play,através do jogo de futebol de rua.Foi uma novidade tanto para as crianças,como para nós professores,coordenadores e voluntários.A consequência deste evento na comunidade foi um comportamento bem diferente do habitual nos jogos,principalmente no futebol.Houve um esforço grande por parte de todos para que reinasse nesse dia o espírito esportivo,sobrepondo-se ao competitivo.Os próprios alunos formavam seus times,sem a preocupação de quem jogava melhor ou qualquer tipo de seleção ou "pré peneira!"
Chamou-nos a atenção,a formação dos times femininos e dos times mistos sem qualquer rejeição de qualquer tipo ou de objeção por parte dos participantes.O que se viu nesse dia,foi um jogo descontraído,onde a preocupação em que todos jogassem ficou visível.Muitos risos foram ouvidos e as famosas brigas não tiveram espaço.Estava presente a união e principalmente a paz em todos os sentidos sendo o Fair Play refletido em todas atividades realizadas neste dia,e no comportamento dos participantes do Comunidade Escola.Vale a pena conferir e participar!!!!


Explanação e demonstração do Projeto de Lego sobre a descoberta e Evolução da roda.
Trabalho de pesquisa junto com os alunos,onde a tecnologia antiga foi abordada e explicada em sala de aula pela Professora Simone,auxiliada pela professora Luciana Salvador.

Os alunos da professora Simone participaram ativamente de cada fase do desenvolvimento deste projeto que  priorizou o tempo todo a prática.Houve na escola durante o período de aula,na Oficina da  Professora,explicações e demonstrações,feitas pelos próprios alunos do 3°ano dela.
Como o sucesso do Projeto foi imediato,membros da comunidade interessaram-se e ela foi convidada a demonstrar este trabalho bem "bacana",no Comunidade Escola,no dia do Fair Play 01/10.As crianças e visitantes usaram deste Fair Play para ouví-la e aprender!O Mundode kikaa estava lá e registrou tudo!


A  Palestrante do dia 01/10,Semana Pedagógica,prestigiou a Professora Simone

A nossa Diretora Ana Maria também marcou sua presença.








A participação,tanto dos alunos da escola quanto da Comunidade foi grande e intensa a tarde toda mas a PAZ e o Fair PLAY,tomaram conta!



                                          O FAIR PLAY NO FUTEBOL FEMININO!






                                                    O nosso colaborador Gustavo!

                                                     Premiação pela parte da manhã

Pela parte da tarde tudo sussi!!!!

              A INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS,EX ALUNOS E COMUNIDADE FOI ÓTIMA!





PREMIAÇÃO DOS ATLETAS DA TARDE!



                                             SÃO DANADOS MAS A GENTE AMA!!!!!


                                         TEM MEDALHA PROS GRANDINHOS TAMBÉM!
HOMENAGEM AO PALHAÇO CHIC CHIC/FUNDAÇÃO CULTURAL E IRMÃOS QUEIROLO!
ENTRETEVE A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES,COMUNIDADE,ALUNOS E EX-ALUNOS,QUE O TEMPO TODO USARAM DO FAIR PLAY PARA PRESTAR A DEVIDA ATENÇÃO AO ESPETÁCULO QUE FOI MUITO BONITO ENGRAÇADO E COMOVENTE.PARABÉNS A TODOS OS INTEGRANTES DO GRUPO!

O FAIR PLAY TAMBÉM ESTAVA VISÍVEL NA HORA DE ESCUTAR!



                                           OBRIGADA A FAMÍLIA GABÃO AO FUNDO!






                                                               MALABARISMO!







 NO FINAL,SESSÃO DE FOTOS E AGRADECIMENTO DA COMUNIDADE A ESTA EQUIPE QUE REALIZOU UM BELO TRABALHO HOMENAGEANDO O PALHAÇO CHIC CHIC!





A PARTICIPAÇÃO DE TODOS FOI FUNDAMENTAL PARA A ORGANIZAÇÃO!
PREMIAÇÃO PARA OS VENCEDORES DOS DESENHOS SOBRE A PAZ,COM GRANDE ANIMADA PARTICIPAÇÃO DA AGENTE DE LEITURA DENISE,QUE INCENTIVOU MUITO AS CRIANÇAS!



                                                  OLHA O MEU DESENHO AÍ!








FAMÍLIA PREMIADA!




FAIR PLAY NA ORGANIZAÇÃO DO LANCHE OFERECIDO PELOS MEMBROS DA IGREJA DA AGENTE DE LEITURA DENISE!











O FAIR PLAY TAMBÉM ESTEVE PRESENTE NO CURSO DE CONFEITARIA ONDE AS ALUNAS ESBANJARAM ALEGRIA E ÂNIMO PARA ESTA NOVA ETAPA DE SUAS VIDAS,JUNTAMENTE COM A PROFESSORA QUE INTEGROU-SE PERFEITAMENTE À 
TURMA!BOA SORTE MENINAS!


DEDICAÇÃO,INCENTIVO E AMOR, MESMO SEM ESTAR TRABALHANDO!
TURMA TOTALMENTE UNIDA E INTEGRADA!

                  FAIR PLAY NA TROCA DE IDEIAS!RESPEITO NA HORA DAS OPINIÕES!

                                                                           UNIÃO!

                                                       TRABALHO EM EQUIPE!
                                             O RESULTADO FOI ESTE BELO BOLO!
                                           PARABÉNS PARA A ANIVERSARIANTE!!!!!!!!!!




























Nenhum comentário:

Postar um comentário