sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O QUE É GROUPON



ELE INVENTOU A COMPRA COLETIVA.

Andrew Mason, the founder and chief executive of Groupon.

Andrew Mason, criador do Groupon, primeiro site de compras coletivas
Com apenas 29 anos e sem jamais ter estudado uma linha de programação, o
americano Andrew MasonGroupon, site de compras coletivasYouTube
A estratégia criada por Mason tira proveito de duas tendências do comportamento
do internauta: 1) a pesquisa por barganhas e 2) a participação em redes sociais. O
Groupon procura parceiros interessados em divulgar sua marca e que, para tal, se
disponham a oferecer um produto ou serviço a um preço baixo. A oferta é anunciada durante 24 horas no site,por meio do qual também se faz a transação para a compra. A pegadinha, porém, é que o negócio só se
concretiza se um número mínimo de pessoas, indicado no site, efetuar a compra. Um link que conecta o site
com redes sociais como Twitter e Facebook faz com que cada oferta logo seja disseminada. O Groupon
ganha uma comissão de 50% sobre o valor do produto vendido.











Desde a fundação já foram feitas mais de 12 milhões de transações nos 29 países onde atua, com vendas de
US$ 500 milhões em 2010. “O grande apelo do nosso site é que todos ganham”, disse Mason a Época
Negócios. “Nós ganhamos a comissão, os clientes pagam menos pelo produto e os parceiros conseguem um
retorno em larga escala para seus serviços ou produtos.”
O modelo bem-sucedido do Groupon desembarcou no Brasil no início deste ano, quando três jovens
montaram o Peixe Urbano. Capitaneado pelo carioca Julio Vasconcelos, que deixou um emprego no Vale do Silício para montar o negócio, a empresa atingiu, no mês passado, a marca de 1 milhão de transações
realizadas. “Vi esse movimento ocorrendo nos Estados Unidos e imaginei que tinha tudo para dar certo
também no Brasil, já que o brasileiro gosta ainda mais de redes sociais que os americanos”, dizVasconcelos.
Estima-se que pelo menos um novo site de compras coletivas surja a cada 15 dias no país. Começa a se
repetir aqui o que ocorreu nos Estados Unidos, onde o Groupon tem hoje mais de 300 concorrentes. Esse
crescimento explica-se pelo fato de o modelo de negócios ser de fácil aplicação. E o retorno é quase
imediato. “Colocamos à venda uma diária de fim de semana em um chalé no interior de São Paulo. Cada
cota custava R$ 80 e, em 24 horas, vendemos 7 mil tíquetes”, diz Vasconcelos.
Para o consumidor, sites desse tipo são vistos como serviços de compras. Para quem vende trata-se de um
investimento em marketing, pois os sites são vistos como uma ferramenta eficiente para divulgar o
estabelecimento, o produto ou um novo serviço. “É um investimento baixo. Se um restaurante quer fazer
uma promoção para aumentar o fluxo nos horários em que está mais vazio, ele não precisa investir nada” ,
diz Pedro Guimarães, do Imperdível, presente em 28 cidades. “Queremos ter todos os tipos de negócio no
nosso port¬fólio. Mas restaurante é o que de longe mais vende”, diz Daniel Funis, diretor executivo do
braço brasileiro do Groupon.
Por unir o online ao serviço oferecido por um local físico, os sites possuem uma versão diferente para cada
cidade. Um paulistano acessa as ofertas relativas a São Paulo, que são diferentes das do Rio de Janeiro. É daí que surge uma possível limitação para a expansão deste modelo de negócios. Não se sabe ainda se o formato pode ser replicado em cidades menores. Até agora, todos os sites estão em cidades com mais de 150 mil habitantes, onde o crescimento tem sido fulminante. “Tem dia que chega funcionário novo e falta
computador para ele trabalhar”, diz Marcelo Macedo, presidente do ClickOn, que em três meses de criação já conta com uma equipe de 80 pessoas.
Quando a oferta não atinge o número mínimo de clientes, o dia é tido como perdido: o cliente não recebe o
produto, o site não ganha a comissão e o estabelecimento não vende.


Fonte: Época Negócios, 29 de outubro de 2010

Se você ainda não se cadastrou no Groupon e quer se cadastrar no site não perca tempo, acesse o site de compras coletivas que é http://www.groupon.com.br/ logo em seguida informe seu e-mail no campo a cima ou clique em cadastro, logo em seguida você irá precisar informar alguns dados importantes e então você já estará cadastrado no site e poderá usufruir do que o Groupon tem de melhor para oferecer para todos os seus usuários, após você se cadastrar no site saiba que todos os dias você irá receber as novidades sobre ofertas que acontecem no Groupon, com isso sempre sabendo das ofertas novas que ficam disponíveis no site, então não perca essa grande oportunidade acesse o site e aproveite!
















Fonte: Época Negócios, 29 de outubro de 2010

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